Confira o que foi o The Fine Art – Junho de 2016

Confira aqui mais um The Fine Art, o evento que celebra a arte de misturar bebidas em sua edição do dia 13 de junho de 2016. Com a premissa de compartilhar a cultura da coquetelaria com amantes dela, o The Fine Art chegou à sua 3° edição, seguindo a filosofia de somar bons profissionais + bons ingredientes + conceito histórico.

The Fine Art 3 - Anexo São Bento - BSB - 25/05/2016 - Foto Leo Feltran

The Fine Art 3 – Anexo São Bento – BSB – 25/05/2016 – Foto Leo Feltran

Esta edição deixou o Boteco São Bento – Itaim com cara de Hawaii.

Buscamos a referência em uma época muito, mas muito importante mesmo para nossos amados bares, estamos falando da onda Tiki. Esta linda cultura teve seu “boom” nas ilhas do Pacífico, no final dos anos 30, e o ponto de partida veio de um “viajante” – Don The Beachcomber (1907-1989), que, pelo que já lemos, traduzimos como um bom malandro e viajante. Ele trabalhou com uma turma da pesada na época da lei seca americana e também era um “Beachcomber”, um espécie de muambeiro de praia, mas vamos direto ao ponto. Este “malandro” foi responsável por criar o primeiro bar cheio de influências das artes da Polinésia, adquiridas em suas viagens, onde aprendeu muito sobre runs, sucos cítricos, cores e formas extravagantes, que eram o padrão das misturas servidas no lugar. Contudo, a partir daí, formou-se uma “tendência” que deu certo e inspirou outros bares pelas ilhas do Pacífico, chegando até as grandes cidades Norte Americanas, como Nova York e ganhando o mundo.

The Fine Art 3 - Anexo São Bento - BSB - 25/05/2016 - Foto Leo Feltran

The Fine Art 3 – Anexo São Bento – BSB – 25/05/2016 – Foto Leo Feltran

Esta moda passou no final dos anos 70 e a partir daí, se tornou cafona tomar drinks com decorações gigantes e copos cheios de formas e cores. Mas como tudo que é bom volta, o Tiki não só está de volta, como ocupa seu ponto alto nos últimos 3 anos na Europa, especificamente em Londres (agora não mais Europa. rsrs), Berlin e outros. Pude visitar bares 100% voltados para estas cores e formas, coquetéis com muitos runs e mugs (espécie de canecas com forma de Moiai, formas que representam deuses polinésios) pra lá de irreverentes. Aqui no Brasil, mais especificamente em São Paulo, também está indo com tudo.

The Fine Art 3 - Anexo São Bento - BSB - 25/05/2016 - Foto Leo Feltran

The Fine Art 3 – Anexo São Bento – BSB – 25/05/2016 – Zulú, Abelardo Oliveira e Márcio Silva. Foto Leo Feltran

O The Fine Art pegou carona nessa levada e convidou um dos impulsionadores desta cultura por aqui, o Maestro Márcio Silva. Considerado um dos melhores Bartenders do Brasil, Márcio começou sua carreia na Europa, trabalhando em países como Inglaterra, Espanha entre outros. Voltou ao Brasil em 2009 e foi o responsável pela aberturas de bares como SubAstor, La Maison Est Tombee e Sóshots. É idealizador do “Terças Tiki” no Tatu Bar & Palco, projeto voltado a cultura Tiki e atualmente é consultor de bares em vários países.

The Fine Art 3 - Anexo São Bento - BSB - 25/05/2016 - Márcio Silva e Zulú. Foto Leo Feltran

The Fine Art 3 – Anexo São Bento – BSB – 25/05/2016 – Márcio Silva e Zulú. Foto Leo Feltran

Alguns coquetéis que foram servidos:

The Fine Art 3 - Anexo São Bento - BSB - 25/05/2016 - Foto Leo Feltran

Ponche Mahalo, Tiki de Jeri e Flamingo Flamejante. Foto Leo Feltran

Latin Love
Cordial de banana, licor de coco, suco de abacaxi e framboesa

Tiki de Jeri – assinado por Abelardo Oliveira
Rum envelhecido, cachaça branca, suco de maracujá e Curaçao Azul.

Flamingo Flamejante – assinado pelo convidado Márcio Silva
Gim, rum, maracujá, gengibre, xarope de demerera com especiarias e Zulú Bitters.

Ponche Mahalo – assinado pelo convidado Márcio Silva
Cachaça com infusão em abacaxi, cordial farlenum, vinho espumante, água de coco e hortelã.

Local: Boteco São Bento Itaim.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>